sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Mulheres Guerreiras no Cinema

ROSINA MALBOUISSON
2 de outubro de 1955, *Lisboa, Portugal

Foto: de blusa preta ao lado de Paola Morra em cena de ""As Filhas do Fogo" (1978)
de Walter Hugo Khouri

O cinema nacional abrigou atrizes nascidas em várias partes do mundo. Como a bela Rosina Malbouisson, nascida em Portugal.

Rosina Malbouisson estreou no cinema brasileiro em filmes dos Trapalhões, atuando em sua carreira em três filmes dos comediantes, todos eles dirigidos pelo mestre J.B. Tanko: "Simbad, O Marujo Trapalhão", como Luciana; "O Trapalhão no Planalto dos Macacos", como a Rainha; e em "Os Trapalhões na Serra Pelada". Mas foi seu encontro com Walter Hugo Khouri que a alçou no imaginário adulto no belíssimo "As Filhas do Fogo", em que interpreta Ana, a amiga/amante da personagem Diana, interpretada por Paola Morra. Um dos tantos grandes momentos da filmografia sensacional de Khouri, em "As Filhas do Fogo" ele se envereda pelo sobrenatural e faz um filme impactante. A atriz compõe Ana na medida certa, dando a personagem a intensidade necessária para uma história labirintica e cheia de enigmas.

Em "karina, Objeto de Prazer", do genial cineasta da Boca do Lixo, Jean Garret, Rosina Malbouisson volta a fazer uma parceria feminina de alta temperatura, dessa vez com a bela Angelina Muniz, a personagem título. "karina, Objeto de Prazer" é um filme libertário e feminista no melhor sentido da palavra. Um ótimo filme entre tantos outros realizados por Jean Garret. Outro belo momento é em em "Filhos e Amantes", de Francisco Ramalho Jr.

- "Simbad, O Marujo Trapalhão" (1976), de J.B. Tanko;
- "O Trapalhão no Planalto dos Macacos" (1976), de J.B. Tanko;
- "O Pequeno Polegar Contra o Dragão Vermelho" (1977), de Victor Lima;
- "As Filhas do Fogo" (1978), de Walter Hugo Khouri;
- "Karina, Objeto do Prazer" (1981), de Jean Garret;
- "Filhos e Amantes" (1981), de Francisco Ramalho Jr.;
- "Tessa, A Gata" (1982), de John Herbert;
- "Os Trapalhões na Serra Pelada" (1982), de J.B. Tanko.

Nenhum comentário:

Postar um comentário